Não conheço um leitor se quer que compre guias turísticos como livros de leitura, a menos que não tenha uma viagem planejada para um determinado lugar. Mas, você não imagina que ao escolher um livro nas prateleiras de uma livraria, esteja comprando um livro que descreve em detalhes um país. O nome do livro é “The Road to Little Dribbling – more notes from a small island”.
Bill Bryson é um escritor americano que duas décadas atrás adotou a Inglaterra como residência. Quando ainda jovem (20 anos), ele tinha morado na Inglaterra e, segundo o que ele diz, aquela foi a época de ouro do país, pois tudo o que tinha de mais interessante no mundo vinha de lá. Tempo de James Bond, The Beatles, Elizabeth Taylor, etc.
É exatamente aqui que o livro me fascinou. Um pouco porque eu também vivi na Inglaterra, eu também experimentei algumas das coisas que ele viveu. Mas o que mais prendeu minha atenção é a maneira hilária como ele apresenta as particularidades dos Ingleses e da Inglaterra. Ele trata de características da personalidade dos ingleses de uma maneira inteligente e ironica, mas sem desrespeito. Ri muito quando ele contou que apesar de estar em um país que tem o mesmo idioma da América, o inglês, ele encontrou grande dificuldade para se comunicar. Coisas de Inglaterra!
Daí, ele continua descrevendo uma viagem fantástica que parte de Bognor Regis (extremo sul) até Cape Wrath (extremo Norte), que ele chama de Linha de Bryson, através de cidadezinhas que praticamente ninguém visita ou conhece. E assim ele vai redescobrindo as maravilhas naturais, arquitetônicas e culturais lindas deste país e um lugar que tem uma excentricidade única, que pensava já conhecer mas que com o tempo sofreu mudanças e hoje ele não reconhece mais.
Bryson não se limita a descrever as belezas, mas faz também críticas ao abandono de certos lugares históricos. Também evidencia certos absurdos da cultura britânica.
Depois de ler este livro, confesso que me deu vontade de tirar um período sabático para refazer essa trilha, com este guia inusitado, e descobrir por mim mesma estes lugares pitorescos e essa natureza tão maravilhosa.
Infelizmente, não consegui encontrar a versão em português deste livro, mas se você lê livros em inglês, inclua este na sua lista de leitura. Com certeza é divertimento garantido.