Buracos Negros

Um paradoxo sobre sua natureza.

 

Se você está em um buraco negro, não desista: existe uma saída!

O livro Buracos Negros, que é um compêndio de palestras realizadas por Stephen Hawking, não é de difícil compreensão. Apesar de que um pouco de conhecimento em Astronomia facilitará a fluidez das informações nele apresentada, por sua mente.

Com introdução e comentários de David Shukman, o livro traz um breve conteúdo dos estudos que Hawking tem realizado sobre os buracos negros e alguns conceitos para que o leitor possa compreender os assuntos tratados no livro.

A expressão “buraco negro” é bastante simples, mas é difícil imaginar um deles por aí no espaço. Pense em um ralo gigante onde a água escoa em espiral.  Quando qualquer coisa desliza para a beirada desse ralo – o que chamamos de “horizonte de eventos” – não há volta. Os buracos negros são tão poderosos que até a luz é sugada, e por isso não podemos de fato vê-los […]”

O buraco negro é uma consequência da evolução estelar. Estrelas de grande massa acabam terminando sua vida num buraco negro. A nossa estrela, o  Sol,  não terá esse fim. Ela terminará sua vida como uma anã branca. Os buracos negros também são “vistos” em centro de galáxias. Em 1994, por exemplo, o telescópio espacial Hubble obteve indícios de um buraco negro no centro da galáxia M87, na constelação de virgem.

No livro, Stephen Hawking fala sobre singularidade, horizonte de eventos, e hipóteses do que aconteceria se caíssemos num buraco negro. Mas o foco do seu trabalho é o que sai dos buracos negros e aí Hawking demonstra que partículas são expelidas de forma contínua pelos buracos negros através de cálculos. Essa teoria ficou conhecida como Radiação Hawking.

O livro, Buracos Negros –  palestras da BBC Reith Lecture,  é inegavelmente bastante científico e específico, entretanto, é um livro que permite ao leitor conhecer um pouco sobre o tema de forma leve e até um pouco divertida.

Vale a pena a leitura. Nós recomendamos! 😉

 

O Pequeno Príncipe ganhou em 2015 uma versão para Cordel

De autoria  do escritor Josué Limeira e o ilustrador Vladimir Barros, e publicado pela Editora Carpe Diem, o livro conta com 174 páginas com poemas e lindas ilustrações.

Literatura de cordel, é um tipo de poema popular, oral e impressa em folhetos, geralmente expostos para venda e pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome.

O nome de cordel é original de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. Essa tradição se espalhou para o Nordeste do Brasil, onde o nome acabou sendo herdado. Entretanto a tradição do barbante não se manteve.

Ref.: https://www.significados.com.br/literatura-de-cordel/

 

Sinopse: Utilizando a linguagem de cordel, este livro é uma releitura do original O Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry. Através de versos e rimas, o autor conta as aventuras desse pequeno menino de cabelos dourados em sua busca pelo verdadeiro valor da amizade. Traz em suas páginas ilustrações regionalizadas e um texto atraente, inovando a maneira de apresentar esse clássico literário, mundialmente conhecido.

 

Algumas ilustrações –

 

 

Biblioteca Particular de Fernando Pessoa

O acervo pessoal de Fernando Pessoa, contendo obras de diversos autores, foi digitalizada e está  disponível para download. Nele, é possível localizar mais de 1000 itens deixados por Pessoa.

Muitos dos títulos são raros e não se encontram  disponíveis em outras bibliotecas. ” Uma biblioteca desta importância devia tornar-se património da humanidade – e não apenas dos que podem deslocar-se a esta Casa onde Fernando Pessoa viveu os últimos quinze anos da sua vida.”

As obras podem ser localizadas por autor, data, título e gênero.

Se você gosta do autor e poeta e tem curiosidade de ler algumas das obras que ele retinha em sua biblioteca particular, aproveite essa oportunidade e amplie sua leitura.

http://bibliotecaparticular.casafernandopessoa.pt/index/index.htm

Mais sobre Fernando Pessoa em –

http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/index.php?id=2246

 

error: Content is protected !!