Narrações do Infinito e outras considerações

A obra Narrações do Infinito (Do original Lúmen) não é de fácil absorção. Também não é para mentes que desacreditam da pluralidade dos mundos habitados e da infinidade de experiências que nós, como espíritos, vivenciamos no Cosmos, mas para simplesmente mentes curiosas. Camille Flammarion1, astrônomo francês e espírita, iluminou o século XIX com inúmeras obras. Fammarion escreveu Narrações do Infinito em meados de 1872. O livro pode ser considerado uma obra mediúnica do ponto de vista que o autor entrevista um espírito, amigo seu, fazendo questionamentos sobre diversas condições sobre vidas em outros planetas; e científica quando notamos informações astronômicas como, por exemplo, o tempo que as informações vinda de outros astros, levam para chegar até nós.

Quando à noite observamos as diversas esferas que pululam a abóboda celeste, na verdade não estamos vendo o momento presente que ela está vivendo, mas seu passado. Isso porque a luz dos objetos estelares demoram meses, anos, séculos, anos-luz para chegar até nós (…) – dependendo do objeto que estiver sendo observado. O livro aborda o tema durante o diálogo entre os dois personagens Lúmen e Quaerens. Vemos também diálogos sobre os tipos de vida que Lúmen pôde observar em outros planetas.

 

“Se um vulcão, por exemplo, entrasse em erupção em um desses mundos referidos, não o veríamos projetar suas chamas senão 1 segundo e 1/4 depois, se se tratasse da Lua; 42 minutos decorridos, se estivesse em Júpiter; 2 horas mais tarde, se viessem de Urano; 4 horas após, caso proviessem de Netuno. Se nós nos transportássemos para além do sistema planetário, as distâncias seriam incomparavelmente mais vastas e maior a demora na chegada da luz. Assim, o raio luminoso saído da estrela mais próxima da Terra, a Alfa do Centauro, despende mais de 1.400 dias para nos atingir; o que procede de Sírius emprega perto de um decênio para atravessar o abismo que nos separa desse sol.”

 

A obra é dividida em cinco narrativas: Resurrectio praeteritiRefluum temporis, Homo homunculus, Anteriores vitae e Ingenium audax – Natura audacior. Abaixo vejamos alguns dos assuntos abordados nas histórias: Continue Lendo.

error: Content is protected !!