Aquele que se engana a si mesmo, não consegue passar pela porta do Reino.
José Herculano Pires foi escritor, filósofo, repórter, redator, secretário, cronista parlamentar, crítico literário e professor. Foi ele um dos participantes do pinga-fogo – programa da então rede tupi – fazendo perguntas ao Chico Xavier no ano de 1971. Tendo escrito 81 livros, Herculano Pires brilha na clareza de ideias e conteúdos profundos que reflete a alma instruída e disciplinada que possui. Alegava, ele, sofrer de grafomania, escrevendo dia e noite. Seu único objetivo era comunicar o que achava necessário, da melhor maneira possível, transmitindo assim seu conhecimento a quem quisesse recebê-lo.
De muitos livros que podemos destacar, O Reino traz beleza profunda nos seus ensinamentos que visa mostrar o que é o Reino, onde está, e como alcançá-lo.
O Reino é uma graça e uma conquista. Porque a graça não é uma prebenda como as da Terra: temos de merecê-la para recebê-la. O Reino é como semente: começa na germinação oculta e solitária, dentro de cada um.
Todos queremos alcançar o Reino de Deus. Jesus, quando esteve entre nós, falou-nos por diversas vezes sobre o Reino. Herculano Pires neste pequeno grande livro, nos traz pequenas histórias que são na verdade roteiros para refletirmos nossa condição moral frente a sociedade que vivemos e de que forma superar as mazelas de espíritos fracos que ainda somos.
” Este livrinho não é um manual do Reino, mas uma reflexão sobre o Reino, um estudo dos meios pelos quais podemos atingi-lo. Muita gente se engana, pensando que o Reino pode ser atingido pelos atalhos humanos. Pretendem chegar ao Reino pela Política, pela Religião, pela Filosofia, pelas Ordens Ocultas e Esotéricas, pelos ensinamentos deste ou daquele Mestre em particular.
Todas essas coisas só podem ajudar quando realmente queremos atingir o Reino. Porque o Caminho do Reino parte do coração de cada um e se estende aos outros e ao mundo exterior. O Reino é como semente: começa na germinação oculta e solitária, dentro de cada um.”
No Capítulo A Tese do Reino, José Herculano nos fala que “O Jovem Carpinteiro sabia que os homens procurariam furtar-se as exigências do Reino, preferindo os pequenos reinos terrestres.” E o que seriam os pequenos reinos terrestres? Bem.. não vou falar 🙂 A rápida leitura desse belíssimo livro trará a resposta. Eis o primeiro tema da tese do Reino:
Para obtermos um verdadeiro mundo de luz é necessário acendermos a luz nas almas
Espero que tenham gostado dessa breve resenha e que mais do que isso, que ela tenha despertado o interesse do amigo leitor, para a linda viagem ao Reino.
Boa leitura!