Dia da Toalha

 

– Até mais , e obrigado pelos peixes!DiaDaToalha-New

– Hein?

– Feliz dia da toalha.

– wth…

Pois é! Para quem ainda não ouviu falar de Douglas Adams, hoje dia 25 de Maio é uma data em que seus fãs carregam suas devidas toalhas para homenagear o autor da trilogia de cinco volumes do Guia do Mochileiro das Galáxias! Sim eu sei! Isso tá esquisito. Mas nerd que se preze nunca foi normal mesmo.  😉

A série conta a história de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela Galáxia. Tudo começa quando Arthur Dent descobre que possuía um amigo de Betelgeuse, Ford Perfect,  e que a Terra, seu planeta natal, estava para ser destruído por enormes máquinas amarelas. A marca oficial da série, ficou representada por  uma  toalha porque a toalha é um importantíssimo item para se por numa mochila. Todo o viajante das Galáxias que se preze deve ter a sua. E é então no capítulo 3 do volume 1 da trilogia de 5 que Adams nos explica:

“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”

Legal né? 🙂 Então vamos lá! Hora de ler ou reler a série do brilhante Adams!

Até mais, e obrigado pelos peixes!

 

 

Author: Andreia Azevedo

Especialista em tecnologia da informação, astrônoma amadora e leitora.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!