Os pontos de vista

“É tudo uma questão de ponto de vista, e muitas vezes a infelicidade não é senão o sinal de uma falsa interpretação da vida.” – Henry de Montherlant

Um homem queria ensinar a seus quatro filhos a não julgarem.  “Vocês não devem julgar”, repetia sempre a seus filhos, “porque todo o julgamento é parcial e, portanto, enganador …”

Os filhos sempre balançavam a cabeça para fazê-lo perceber que eles tinham entendido, no entanto, o pai percebeu que eles ouviam mas não estavam escutando. Ele entendeu que eles pensavam que o pai filosofava muito, e continuavam a julgar.

Um dia, o pai decidiu mandar cada um dos filhos fazer uma viagem. Eles deveriam observar uma árvore muito rara, que ficava em um lugar distante.
O primeiro filho foi até a localidade durante o inverno, o segundo na primavera, o terceiro no verão e o quarto no outono.

Assim que o último retornou da viagem, o pai reuniu todos os filhos e pediu-lhes para descreverem o que tinham visto. O primeiro disse que a árvore era feia, torta e desfolhada.
O segundo filho disse que a árvore estava cheia de brotos verdes lindos, com muitas promessas de vida.
O terceiro, balançando a cabeça, mostrou toda a sua discordância. “A árvore estava cheia de belas flores que tinham um odor doce e agradável. Eu nunca vi uma árvore tão bela como aquela”, disse o jovem.

O último filho discordou de todos os outros. Ele afirmava que a árvore tinha muitos frutos. Ele começou uma longa discussão com os irmãos sobre o que ele tinha visto, até que o pai disse:

“Basta! Acalmem-se e me escutem. Todas as respostas que você deram são verdadeiras, porque cada um de vocês viu a árvore em apenas uma estação da vida dela. Lembrem-se: vocês não podem julgar uma árvore, ou pior ainda uma pessoa, por uma temporada, uma estação, um momento … a bondade, a essência, a alegria e o amor que surgem desta vida, poderão ser medidos  apenas no final, quando todas as estações do ano tiverem passado. Se vocês considerarem apenas o inverno, vocês perderão a promessa da primavera, a riqueza do verão e a beleza do outono.
Não deixem que a dor de uma estação destrua a alegria do que virá a seguir. Não julguem suas vidas em uma temporada difícil. Não desistam, persistam na dificuldade e, certamente, verão tempos melhores quando vocês menos esperarem. Vivam cada estação com alegria!”

Desta vez, os quatro filhos entenderam a liçao. Uma lição de vida!

four seasons

Author: Rosylene

Pedagoga, professora de inglês e amante de livros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!